Reformar ou construir um apartamento requer muitas decisões e geram muitas dúvidas. Uma delas, muito recorrente, está no planejamento dos móveis. Com tantas opções de acabamento, qual seria a melhor pedra para se utilizar nas bancadas? Para ajudar na sua escolha, confira a seguir nossa seleção com "prós e contras" das pedras mais conhecidas disponíveis no mercado:

Granito: rocha formada pelo conjunto de minerais quartzo, feldspato e mica. Os tons mais encontrados na natureza são acinzentados e avermelhados, seguidos dos brancos, pretos, azuis, verdes, amarelos e marrons. Quanto mais rara a tonalidade, maior o valor da peça. O granito é uma pedra que absorve muito líquido, sendo importante aplicar uma substância de vedação ao considerá-la para o acabamento de pias, por exemplo.

Mármore: pedra natural, originária do calcário. De belíssima estética, possui veios rajados naturais em sua coloração, o que lhe confere um toque sofisticado na decoração de ambientes. Essa é uma pedra que possui alta porosidade e mancha com muita facilidade. Não deve ser exposta ao sol, pois pode modificar sua tonalidade. O mármore possui menos brilho que o granito e também um grau de dureza menor, o que o faz ser indicado principalmente para a utilização em bancadas e revestimentos.

Corian: pedra mista, confeccionada a partir de 1/3 de resina acrílica e 2/3 de elementos naturais. A principal vantagem é a possibilidade de criar uma bancada no formato e nas cores que você quiser! Ele não é poroso, portanto não mancha facilmente, não possui emendas visíveis entre suas peças, não risca e não propaga fogo, sendo indicado como uma excelente base para cooktops, fogões e fornos em geral.

Silestone: composto por cerca de 94% de quartzo natural. É também uma pedra com uma grande variedade de tonalidades, além disso possui resistência contra riscos e não mancha com facilidade. Uma excelente escolha para pias e bancadas. Diferentemente do Corian, o Silestone é pouco resistente ao calor, tanto que o contato com utensílios quentes poderá causar danos.

Quartzo: outra opção industrializada composta de 4% de quartzo e 6% de resina. De aparência bem uniforme e sem os famosos veios rajados do mármore, essa pedra pode ser até 11 vezes mais resistente que o granito. Além de não ser nada porosa, é uma das melhores escolhas para a base de pias e áreas molhadas.

Você já conhecia todas essas opções? Cada qual com suas particularidades, todas as pedras citadas são de excelente qualidade. Lembre-se sempre que ao decidir o material a ser utilizado para a sua mobília, é preciso ponderar dois pontos importantes: a usabilidade e decoração do ambiente. Assim, é possível criar ambientes únicos, agradáveis e aconchegantes para desfrutar de momentos especiais. Lar, doce lar!

Icone whatsapp